quinta-feira, 10 de março de 2011

Vela, instrumento de luz!


Boa Tarde Amados...


Graça e paz da parte de Deus!

Gostaria de compartilhar com vocês, um pouco do que percebi sobre quem é Maria, qual sua função e por que nós católicos a amamos tanto!


Sabe... Pensar em Maria me remete ao altar onde se encontram vela, bíblia e onde se realiza o maior sacrifício e a maior demonstração de amor que Deus já fez por nós.


No altar se lembra o momento em que Jesus se entrega por nós, nos faz um com Ele, no altar se serve o maior e melhor banquete que se tem notícia. Nele nos alimentamos do pão vivo descido do céu.


Pensar em Maria é lembrarmos todos esses momentos, pois Maria foi a primeira a experimentar a comunhão plena com Deus, ela foi esposa, serva, escrava, filha, mulher, mãe, amiga de Deus!

Quando penso em Maria, penso em uma vela, talvez a vela que citei no começo desse texto. Uma vela que se encontra no altar com o objetivo de iluminar a bíblia, a palavra de Deus! Essa foi a vida de Maria... Discreta... Mas talvez uma das personagens mais importantes da história. Maria se consumiu para nos mostrar a luz (Jesus), se manteve no silêncio para podermos ouvir o que Deus tinha a dizer. Deu seu sim e sua vida para servir Deus. E o fez de forma esplêndida!

O sim de Maria implicou em muita coisa em sua vida... Muitos riscos... Provavelmente muitas dúvidas... Mas Maria tinha fé firme e inabalável nas promessas de Deus. Vale ressaltar que Deus não promete alivio... Nem conforto, nem posição melhor... Nem nada a Maria... Só lhe diz que será mãe do altíssimo... E isso lhe basta, pois Deus a chama a servir... E ela prontamente aceita. Não para ser glorificada, mas para que se cumpra a vontade do Pai! E essa passa a ser a vida e lema de Maria... Ser instrumento eternamente na mão de Deus...

Fico imaginando a intimidade que Maria tinha com Deus para ser escolhida a dar a luz a Luz do mundo... E tento imaginar a intimidade que ela criou quando gerava em seu ventre essa mesma luz...

Maria... Mãe que soube se calar e esperar Deus trabalhar... Assim como a vela, se consumiu em silêncio. Não contou a ninguém que seria mãe do altíssimo, nem mesmo a seu futuro esposo, foi Deus que se encarregou dessa tarefa, nem a Isabel, nem a ninguém, Maria jamais se colocou em lugar maior do que lhe cabia, jamais se achou melhor ou em condição favorecida... Sempre humilde e instrumento... Sempre vela, pronta a se consumir para mostrar a luz... Sempre vela!

Jamais duvidou, jamais hesitou diante das dificuldades, diante do silêncio de Deus... Coube-lhe a tarefa de educar a pessoa mais importante do mundo, e assim o fez maneira exemplar, pois a palavra nos diz “e Jesus crescia em estatura, graça e sabedoria”. Fruto da educação e cuidado de seus pais!

Algumas pessoas perguntam por que veneramos tanto Maria... Ora a resposta se encontra na bíblia Lucas Cap. 1 Versículo 46 em diante... Esta é a resposta... Maria em sua humildade soube compreender o que significara seu sim... Ela se tornou o primeiro sacrário... Sacrário vivo... A primeira a ser um com o Senhor!

Mas não se vê Maria se engrandecer por esse fato... Isso que a torna bela... Ela simplesmente cumpriu sua missão de vela... Levar a Luz a palavra de Deus... Sem a vela seria mais difícil enxergarmos a palavra... ”E o verbo se fez carne... e habitou entre nós”.

Acho que essa definição de vela sobre Maria é perfeita... Pois essa foi e é sua função... Iluminar o caminho para a palavra... E a palavra de Deus é Jesus... Esse é o verbo que se fez carne... Maria nos deu a luz para podermos enxergar Ele... Jesus... Para enxergarmos o verbo vivo!

Façamos como ela... Digamos sim e entreguemos nossa vida nas mãos dELe, não hesitemos, tenhamos a certeza de que nosso caminho será sempre guiado e provido por sua mão. Entreguemos nossa vida de maneira plena e confiante, que nós possamos nos deixar consumir pelo fogo de Deus, para que sejamos, assim como Maria, canal da luz para as pessoas ao redor...


Sejamos vela... Sejamos vela assim como a Mãe... Sejamos vela! Cantemos também nosso Magnificat a Deus!


José Roberto Graciano Trindade (Betto)

1 comentários:

Eduardo disse...

Parabéns pelo post Betto! Com certeza vc é um canal de luz para todos nós amigos da escalada. Um grande abraço irmão!

Postar um comentário